Como fortalecer o sistema imunológico? Entenda mais

Como fortalecer o sistema imunológico

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram

O sistema imunológico está diretamente relacionado à proteção do nosso organismo. Nossos hábitos e situações diárias influenciam para que a imunidade esteja boa ou ruim, o que afeta a saúde. Por isso, é importante saber como fortalecer o sistema imunológico.

Quando um corpo estranho invade o organismo, o sistema imune é ativado para combatê-lo. Isso gera uma série de reações como resposta na tentativa de matar os micro-organismos que podem ser patogênicos.

Existem diversos tipos de alimentos e suplementos que ajudam a melhorar a imunidade o equilíbrio do corpo. Continue a leitura para saber mais!

Importância da alimentação e dos suplementos para o sistema imunológico

Ter uma alimentação saudável e completa, com alto poder nutritivo, é a base para fortalecer o sistema imunológico e prevenir muitas doenças. Quem consome legumes, frutas, verduras, grãos e oleaginosas está mais bem preparado imunologicamente para combater o efeito de agentes estranhos ao organismo.

Esses alimentos naturais apresentam nutrientes como vitaminas e minerais, capazes de manter o sistema de defesa mais forte. Por outro lado, alimentos industrializados, gordurosos, com excesso de açúcar e pobres em nutrientes podem conter diversas substâncias nocivas para o organismo.

Algumas pessoas têm dificuldade de absorver os nutrientes fundamentais para manter o sistema imunológico em pleno funcionamento. Quando existe má absorção ou cadência alimentar de alguma substância importante para a eficiência imunológica, a suplementação pode trazer benefícios para o indivíduo e deve ser considerada como opção.

Substâncias que podem ajudar no cuidado com o sistema imunológico

A seguir, conheça algumas vitaminas e minerais que ajudam a melhorar a ação do seu sistema imunológico.

Vitamina C

A vitamina C reforça o sistema imunológico por ter ação antioxidante. Assim, ela evita o envelhecimento precoce das células do corpo, incluindo as do sistema imune. A substância está presente principalmente nas frutas cítricas.

Ômega 3

Ômega 3 é um ácido graxo essencial muito importante para o bom funcionamento do organismo e do sistema de defesa, pois é um anti-inflamatório natural. O nutriente está presente principalmente em peixes e oleaginosas.

Resveratrol

Essa substância é um potente anti-inflamatório e antioxidante responsável por proteger as células. O resveratrol é encontrado principalmente nas uvas tintas, por isso, está presente também em vinhos.

Selênio

Esse mineral tem um alto poder antioxidante e é facilmente absorvido pelo organismo. É possível encontrar selênio em nozes e em alguns vegetais cultivados em solos ricos nessa substância.

Coenzima Q10

A Coenzima Q10 é uma poderosa substância bioativa antioxidante que ajuda na produção de anticorpos e no fortalecimento do sistema imunológico. Em doenças agudas ou crônicas, essa substância pode se esgotar no organismo, resultando na redução da produção de energia celular e no aumento dos radicais livres, o que pode danificar as células e limitar nossas defesas.

Agora que você sabe como fortalecer o sistema imunológico, precisa investir em uma rotina saudável. A baixa imunidade causa doenças frequentes, como gripes e resfriados. Por isso, é fundamental ter cuidados diários com a saúde, alimentando-se bem, praticando exercícios físicos, evitando o estresse e consumindo suplementos adequados.

Dr Rayane Pimentel

Dr Rayane Pimentel

Nutricionista
Nutri Advisor - Central Nutrition
@rayannepimentel.nutricionista

Você também pode gostar