Quer saber como prevenir rugas? Confira 8 dicas de ouro!

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram

Muito se fala sobre como prevenir rugas, mas, antes disso, precisamos entender o seu conceito. Apresentar essa condição significa que a pele está envelhecendo, visto que há uma redução na sua espessura. Isso acontece devido à perda de colágeno, que é responsável por dar sustentação a pele e pelo aumento das atividades do músculo, no qual faz surgir os pés de galinhas e as linhas de expressão, por exemplo.

Além disso, outros fatores externos podem fazer com surjam rugas com mais facilidade, como estresse, exposição solar, poluição, pouca hidratação, privação do sono, entre outros.

Quer descobrir como prevenir as rugas? Então, confira, a seguir, as oito dicas que preparamos para você! Vamos lá?

1. Adote uma dieta equilibrada

Ter uma dieta equilibrada é fundamental para prevenir o aparecimento das temidas rugas. Isso porque existem alguns alimentos que contribuem para que a pele da pessoa fique mais bonita, como as frutas de cores alaranjadas. Elas têm betacaroteno, poderoso antioxidante capaz de combater a formação dos radicais livres, no qual são responsáveis pelo processo de oxidação das células e surgimento das rugas.

Além disso, quando se ganha peso, o rosto distende-se. Isso faz com que surjam algumas linhas finas no local, pois a pele pode não voltar ao seu tamanho original. Esse fator torna-se mais frequente à medida que a pessoa envelhece, visto que há uma maior perda da elasticidade.

2. Reduza o consumo de açúcar e gordura

As gorduras e frituras costumam ser inimigas da pele saudável e bonita, pois elas não são metabolizadas pelo corpo. O que pode causar inflamação, entupimento dos poros, desenvolvimento de acne e celulite, além das temidas rugas.

Já o açúcar, faz uma ligação entre as moléculas e as proteínas do corpo, chamada de glicação. Isso tende a danificar o colágeno do organismo e favorecer a perda da firmeza e do brilho da derme. Dessa forma, a pessoa passa a ter mais flacidez e envelhecimento da pele, favorecendo o aparecimento de marcas de expressão. Por isso, é preciso reduzir a quantidade desse tipo de alimento e dar preferência ao consumo de vegetais, já que são ricos em antioxidantes.

3. Use hidratantes

É perceptível que a pele perde a oleosidade com o passar dos anos. A partir disso, a derme tende a ficar mais ressecada e envelhecida, o que facilita o surgimento de rugas. Nesse momento, é indicado fazer uma hidratação do corpo com cremes anti-idade, de acordo com sua faixa etária. Você deve aplicá-lo nas mãos, rosto, pescoço e demais locais no qual perceba que os sinais da idade estão aparentes.

Para que a hidratação seja feita de forma certa, tome banhos curtos e com água em temperatura ambiente. Em seguida, aplique o hidratante. Assim, fica mais fácil adquirir todos os benefícios desse produto corporal.

4. Mantenha os níveis de colágeno

Para entender como prevenir rugas, é preciso saber que a produção de colágeno do nosso organismo diminui a partir dos 25 anos. Essa é uma substância muito importante para qualquer pessoa. Isso porque ela é uma proteína essencial para manter a firmeza e sustentação da pele, evitando o aparecimento das linhas de expressão que tanto incomodam a população.

Dessa forma, é fundamental fazer a reposição do colágeno perdido com o passar dos anos. Isso pode ser feito de várias maneiras, como ter uma alimentação adequada, usar dermocosméticos e ingerir suplementação em cápsulas. Assim, é possível manter uma pele saudável e jovem por mais tempo.

5. Evite o estresse

O estresse é um grande fator que acentua o aparecimento de rugas. Isso porque, quando estamos irritados, e preocupados com alguma coisa, é comum modificarmos as expressões da nossa face sem nem perceber. Ao fazer isso com frequência, essas linhas vão ganhando forma e ficam perceptíveis em nossa face, mesmo sem fazermos nenhum tipo de esforço.

Além disso, é importante saber que o estresse também contribui para a formação dos radicais livres. Isso significa que ele tem ligação direta ao envelhecimento precoce da derme. Então, tente não se alterar por qualquer motivo. Sua pele agradece!

6. Durma bem

Dormir bem é indispensável não só para evitar o aparecimento de rugas, como também as temidas olheiras. Isso porque enquanto dormimos, o nosso corpo produz alguns hormônios, como a melatonina, que atuam como calmantes e reparadores da nossa pele. É por esse motivo que muitas pessoas falam em sono da beleza.

Além disso, quando o indivíduo dorme bem, ele acorda mais disposto e menos estressado. Isso evita que se irrite com facilidade e acentue as linhas de expressão do rosto. Assim, é possível realizar as atividades do dia a dia de forma leve e prazerosa.

7. Beba muita água

A água é indispensável para o bom funcionamento do nosso corpo. Isso porque entre 50 e 70% da massa corporal é composta por água, incluindo, tecido, órgãos, pele e células. Ela é fundamental para manter a umidade da pele e fornecer nutrientes importantes para as células da derme. Dessa forma, é possível retardar a aparência dos sinais do envelhecimento, como linhas finas e rugas.

Portanto, não deixe de beber ao menos 2 litros de água por dia. Isso ajudará você a manter uma pele bonita, saudável e bem-hidratada. Além de aumentar a taxa metabólica do organismo, eliminar toxinas do corpo e evitar o aparecimento de eczema e psoríase, por exemplo.

8. Use protetor solar

Você sabia que o sol é um grande vilão de quem deseja ter a pele mais jovem? Isso porque os raios ultravioletas alteram as fibras elásticas e colágenas da pele, grandes causadores do envelhecimento precoce da derme. Por isso, ao se expor a radiação do sol, não se esqueça de usar filtro solar com proteção UVA. Isso deve ser feito até mesmo nos dias mais cinzentos e frios, pois, mesmo nesses casos, é notada a incidência desses raios.

Além das dicas que falamos ao longo do artigo, para saber como prevenir as rugas de maneira eficiente, é preciso ingerir suplementos que ajudem a garantir mais benefícios para sua pele e todo o corpo. Um exemplo disso é o Biocolin Hair, que contém em sua fórmula diversos componentes, como silício orgânico. Ele atua no tecido conjuntivo e renova as fibras de elastina e de colágeno, responsáveis por reestruturar a firmeza da derme, prevenindo o envelhecimento precoce. Entretanto, só adquira esse produto em uma empresa séria e que oferte produtos de qualidade.

Dr Rayane Pimentel

Dr Rayane Pimentel

Nutricionista
Nutri Advisor - Central Nutrition
@rayannepimentel.nutricionista

Você também pode gostar