Saiba como fazer a higienização de alimentos antes do preparo

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram

Ter em casa uma porção significativa de hortaliças, legumes e frutas para alimentar bem a família é uma forma de demonstrar cuidado e amor. Mas vale ressaltar que fazer a higienização dos alimentos é uma prática extremamente indispensável.

Ao fazer a profilaxia com produtos adequados e limpar de maneira correta, você elimina todos os micro-organismos que poderiam contaminar as pessoas e causar diversas doenças.

Quer saber como fazer uma limpeza eficiente nos alimentos antes de consumi-los? Continue lendo este artigo!

Lave bem as mãos

Ao chegar à cozinha para preparar os alimentos, seja ele qual for, lave muito bem as mãos com água e sabão em barra ou detergente. Ah! E não se esqueça de lavar entre os dedos, as costas das mãos, sob as unhas, e também lavar os punhos.

Lave frutas, legumes e verduras em água corrente.

Aqui você tem que trabalhar por etapas e ter paciência. Esse processo deve ser focado nos detalhes. Não coloque os legumes, frutas e verduras de uma vez dentro da pia. Comece lavando os legumes e frutas. Coloque-os dentro da pia e com o auxílio de uma bucha específica para esse fim ou escovinha e uma porção de detergente diluído em água, vá lavando um por um e separando. Em seguida lave as verduras realizando o mesmo procedimento.

Frutas e legumes que têm a casca com entranhas, que são rugosas e resistentes, como laranja, tangerina, chuchu etc., é melhor utilizar escovinha, assim as cerdas alcançam as sujeirinhas que estão nos pequenos orifícios.

Dê uma atenção especial aos ramos de alface, repolho, acelga e outras ramagens. Na hora de aplicar o sabão você pode deixar a ramagem inteira, mas no momento de fazer a retirada do sabão vá desmembrando as folhas e abrindo cada uma para que a água corrente elimine todo o sabão. Não se esqueça de lavar dos dois lados e faça tudo com muito carinho para não danificá-las.

Após tudo ensaboado, comece a retirar o detergente pelos que foram aplicados primeiro. Em água corrente, com o auxílio de suas mãos, retire-o muito bem e coloque em um recipiente grande ou bacia com uma porção higienizadora.

Faça uma solução de hipoclorito de sódio

O hipoclorito de sódio é um produto que pode ser utilizado na desinfecção de verduras, legumes e frutas e outros alimentos. Faça assim: para cada litro de água acrescente 1 colher de sopa de hipoclorito de sódio e coloque os alimentos, mas preste atenção se todos ficam bem mergulhados.

Ele é um produto que tem um potencial forte de limpeza e pode ser prejudicial para a saúde do estômago, intestino, rim e outros órgãos. Por isso, você deve, mais uma vez, enxaguar os alimentos individualmente em água corrente para que seja bem eliminado.

Importante afirmar que desinfetar os alimentos serve tanto para proteger a saúde como para proteger os alimentos. Ao higienizá-los, o tempo de conservação é ampliado, pois os micróbios que causariam os danos nos produtos são eliminados.

Alertamos que você não utilize água sanitária e sim hipoclorito de sódio. A água sanitária é um produto com alta concentração de hipoclorito de sódio, portanto, existe uma porcentagem maior de cloro e soda caustica na água sanitária. Utilizar o produto adequado, também faz parte do cuidado com a saúde da família.

Seque bem os alimentos

Depois de lavados, sanitarizados e enxaguados, o passo seguinte é secar de um a um. Para isso, pegue um guardanapo limpo e seque-os muito bem. Não se esqueça de secar as partes que têm uma pequena profundidade perto do talo, como da maçã, pera, caqui e outras da espécie, geralmente os estragos começam por ali.

Quanto às folhagens, como alface, couve, agrião etc, não passe o guardanapo, é melhor sacudir com cuidado e deixá-las sobre um pano até secar para guardar.

Armazene os alimentos em potes com tampa na geladeira

Depois de todos os processos de higienização dos legumes, frutas e verduras é importante, também, fazer uma armazenagem correta para que eles não se estraguem durante o tempo que permanecerem na geladeira e, para que não entrem em contato com produtos ou objetos que não foram desinfetados.

Opte por guardá-los em vasilhas ou vidros com tampa. Saber separá-los em cada vasilhame pode contribuir na conservação. Armazene a alface sozinha em uma vasilha, essa verdura é muito sensível e se estraga facilmente se amassada por outro vegetal.

Certas frutas e legumes expelem o gás etileno. Ele causa celeridade no amadurecimento de abacate, manga, pimentão, banana, tomate, uva etc. Por isso, esses alimentos não podem ser guardados na mesma vasilha de alimentos que não contêm esse gás.

Uma dica excelente é revestir as vasilhas com papel toalha, pois o frio da geladeira causa gotículas de água no interior das vasilhas e essa umidade pode acelerar o estrago dos alimentos.

Há um grande questionamento quanto à higienização dos ovos. Embora você os compre em cubas, eles precisam ser rapidamente lavados com água e sabão, secados e levados para geladeira.

Higienize a tábua de corte

Atenção! Se você costuma servir saladas cruas para a sua família, você não pode se esquecer de fazer a higienização da tábua de cortar alimentos, diariamente, com bastante sabão líquido e, se possível, deixá-lo agir por algum tempo.

A seguir, esfregue com uma escovinha, em vários sentidos, pois normalmente, no decorrer do tempo, ela vai ficando cheia de ranhuras, o que é propício para o acúmulo e restos de alimentos e proliferação de bactérias e outros germes.

Lave muito bem em água corrente para não deixar resíduos de detergente. Essa limpeza pode ser intensificada pelo menos uma vez na semana com hipoclorito de sódio diluído em água. Afinal, você vai utilizá-la para cortar legumes, como tomate, pepino e outros que já foram higienizados.

Percebeu como cuidar bem da família é um serviço compensador? Apesar de trabalhoso, investir na saúde é mais valioso. Na hora de fazer a higienização de alimentos, você precisa se atentar para não cometer alguns erros, como exceder o tempo dos alimentos no hipoclorito (15 minutos, no máximo), se esquecer de retirar as partes estragadas de legumes e frutas, usar vinagre para desinfecção e outros cuidados essenciais.

Achou o conteúdo do post importante? Então, que tal compartilhar nas suas redes sociais? Ao divulgar este artigo, mais pessoas poderão cuidar melhor dos alimentos e se proteger de doenças indesejadas.

Você também pode gostar