Já ouviu falar no óleo de abacate? Veja seus 8 maiores benefícios!

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram

O óleo de abacate é uma substância de origem vegetal, cuja extração é feita do abacateiro amadurecido, uma árvore que tem origem no México e na América Central, mas que também é muito encontrada no Brasil.

Entre os seus componentes estão o beta-sitosterol, lecitina, ômega 9, potássio, ácido fólico e vitaminas A, E, D e K. A partir dessas propriedades, esse extrato consegue ser um grande aliado da dieta saudável, visto que contribui para o controle e a prevenção de diversas enfermidades, como colesterol alto e doenças do coração. Também auxilia na saúde da pele, do cabelo e do corpo.

Quer descobrir mais informações sobre o assunto? Então, continue a leitura deste artigo e confira os 8 principais benefícios do óleo de abacate!

1. Melhora o desempenho do aparelho digestivo

Sabe quando você come um alimento que não cai bem e tem aquela sensação de estômago pesado? Muitas pessoas já passaram por essa situação bastante desconfortável. Contudo, o que talvez você não saiba é o fato de o óleo de abacate ser de grande ajuda nessas situações.

Essa substância é rica em ácidos graxos monoinsaturados, vitaminas e minerais. Isso tende a melhorar o trato digestivo, pois os alimentos conseguem ser processados com mais eficiência. Dessa forma, as pessoas que o consomem passam a se sentir menos incomodadas com má digestão e azia. Assim, é possível ter mais energia para desempenhar suas atividades ao longo do dia.

2. Reduz os riscos de doenças cardíacas e controla o colesterol

O óleo de abacate consegue aumentar o HDL no sangue, uma lipoproteína de alta intensidade, chamada de colesterol bom, da mesma forma que ajuda a reduzir o LDL, conhecido como colesterol ruim. Isso contribui para que o indivíduo consiga prevenir o aparecimento de doenças do coração, como AVC (Acidente Vascular Cerebral) e infarto.

Nessa substância, também é possível encontrar o fitoesterol beta-sitosterol, que ajuda na regulagem do colesterol e no tratamento de hipertrofia prostática. Além disso, o óleo de abacate tem ação anti-inflamatória, que auxilia na redução de danos nas paredes arteriais, o que é essencial para normalizar a pressão da pessoa.

3. Controla os níveis de cortisol e ajuda no emagrecimento

O cortisol é um hormônio que ajuda a reduzir inflamações, controlar os níveis de estresse, ajuda no sistema imunológico, na pressão arterial, entre outros benefícios. Contudo, quando ele é produzido em excesso pelas glândulas suprarrenais, são notados o aumento do apetite, a diminuição do gasto de energia, a retenção de líquidos no corpo e a absorção de mais açúcares e gorduras.

Para evitar que seu organismo fique com excesso de cortisol, é indicado o consumo do óleo de abacate, visto que ele contribui para o controle desse hormônio. A partir disso, você consegue aumentar a massa magra e evitar o acúmulo de gordura abdominal. Contudo, não se esqueça de que, para obter os resultados almejados, também é preciso ter uma alimentação saudável e praticar atividades físicas regularmente.

4. Combate as rugas

Quem nunca ficou incomodado com aquelas rugas que aparecem no rosto, não é mesmo? A boa notícia é que o óleo de abacate combate as linhas de expressão. Isso porque as vitaminas A, E e D presentes nessa substância têm um grande poder antioxidante, ajudando na produção de colágeno.

A vitamina A, por exemplo, tem o papel de prevenir que a pessoa fique com a pele seca. Já as vitaminas D e E tendem a retardar o processo de envelhecimento da derme, evitando o surgimento das temidas rugas. Assim, você mantém uma pele bonita e jovem por mais tempo.

5. Protege os olhos

Devido à presença de um antioxidante como luteína, o óleo de abacate previne o aparecimento de doenças oftalmológicas. Isso é possível pois age no cristalino — conjunto de células dos olhos responsáveis pela focalização das imagens —, impedindo que ele fique opaco e venha a desenvolver doenças oculares, como a catarata e a degeneração macular.

Além disso, a pessoa pode contar com a ajuda das vitaminas E, A, glutationa e demais carotenoides, essenciais para eliminar problemas de vista que tenham relação com o envelhecimento.

6. Melhora o cabelo

Ter o cabelo sempre bonito e iluminado é o sonho de muita gente, principalmente de quem vai muito à piscina. A mistura do cloro com a água costuma causar pequenas aberturas na cutícula dos fios, fazendo com que o cloro penetre nos cabelos. Isso danifica a fibra capilar, deixando os cabelos ressecados e quebradiços.

Para minimizar esses danos, você pode contar com o óleo de abacate, pois ele ajuda a controlar o frizz e deixa o cabelo brilhoso e macio, restaurando as pontas que estão ressecadas. Com isso, os fios conseguem crescer de forma saudável, com menos queda e mais hidratados.

7. Fortalece o sistema imunológico

O óleo de abacate tem uma combinação de fitoquímicos, lipídios, ômegas, vitaminas e antioxidantes, que são fundamentais para fortalecer o sistema imunológico e deixar o corpo longe dos radicais livres. A enzima beta-sitosterol, por exemplo, auxilia o crescimento da produção das células de defesa do organismo, prevenindo que o indivíduo seja acometido por gripes e outras doenças.

8. Ajuda na cicatrização

Outro grande benefício do óleo de abacate é ajudar a cicatrizar a pele, por contar com propriedades anti-inflamatórias. Dessa forma, ele costuma ser muito utilizado em tratamentos pós-cirúrgicos e para o tratamento de outras inflamações da pele, como psoríase, queimaduras, acne, entre outras.

Para adquirir todos os benefícios do óleo de abacate, você pode encontrá-lo em cápsulas na Central Nutrition. Oferecemos suplementos de primeira qualidade, com material importado, sem usar óleo de soja, adoçantes ou conservantes. Além disso, nossos produtos também podem ser consumidos pela comunidade vegana, pois não contêm componentes de origem animal em sua fórmula. O melhor de tudo isso é que você tem a opção de comprar online, de forma rápida, prática e muito segura.

Dr Rayane Pimentel

Dr Rayane Pimentel

Nutricionista
Nutri Advisor - Central Nutrition
@rayannepimentel.nutricionista

Você também pode gostar