Saúde do homem: confira 7 cuidados para viver bem

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram

Um dos principais aspectos que deve ser considerado em relação à saúde do homem é a prevenção de doenças, como o câncer de próstata, que atinge pessoas do sexo masculino acima de 50 anos. Esse assunto é tão importante que foi criada a campanha “Novembro Azul” para ajudar no combate dessa doença por meio da conscientização da importância de se fazer exames regulares e obter um diagnóstico precoce.

O câncer de próstata é uma doença letal, cujo diagnóstico precoce é fundamental para o seu tratamento e cura. Em alguns casos, já é possível evitar a retirada do tumor, e adotar apenas medidas de acompanhamento. No entanto, um estudo da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) identificou que 51% dos homens nunca fizeram uma consulta com um urologista.

Nesse artigo, vamos comentar sobre a importância dos cuidados essenciais para a saúde do homem e apresentar as principais dicas que selecionamos para viver bem e ganhar mais qualidade de vida. Continue a leitura para saber mais!

O câncer de próstata e o seu tratamento

Os cuidados essenciais podem garantir uma vida mais saudável e plena, prevenindo doenças graves, como o câncer de próstata, que se localiza abaixo da bexiga e engloba a uretra, um canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis.

Trata-se de um tipo de tumor que afeta homens maduros e pode ser curado quando ainda está localizado em sua origem. Dessa forma, o diagnóstico precoce é fundamental no controle e cura dessa doença. No entanto, quando ele demora para ser identificado, a possibilidade de sobrevida do paciente é muito menor, pois quanto mais avançado o tumor, mais mutações ele pode provocar.

Isso ocorre porque as células (neoplásicas) se multiplicam mais velozmente do que as células normais da próstata, invadindo os tecidos e se disseminando em órgãos distantes, por via sanguínea (principalmente nos ossos) ou linfática (o que compromete os gânglios).

Tratamento do câncer de próstata

Em geral, o tratamento envolve a prostatectomia radical, que se refere à retirada da próstata e das vesículas seminais, bem como a linfadenectomia ilíaco-obturadora bilateral. A retirada total do órgão visa a remoção do câncer por completo e a cura do paciente.

As doenças e os cuidados essenciais para a saúde do homem

Embora o câncer de próstata seja o eixo central da campanha “Novembro Azul”, ela alerta sobre outras questões da saúde masculina que vão muito além disso. É preciso ficar atento a outras condições que costumam levar cada vez mais pacientes aos hospitais.

Nesse sentido, a doença que mais afeta os homens no Brasil se refere ao câncer de pele. Já o tumor no testículo aponta como a doença que mais acomete homens na faixa dos 20 a 40 anos. Além disso, o câncer de pênis (muitas vezes provocado pela má higiene), a andropausa e a disfunção erétil, são outras condições que afetam a saúde masculina.

O fato é que muitas dessas doenças e seus agravamentos podem ser evitados por meio de consultas médicas, exames, adoção de hábitos saudáveis e, quando necessária, suplementação nutricional. Veja, a seguir, 7 dicas que podem ajudar o homem a ganhar mais qualidade de vida e bem-estar.

1. Faça atividades físicas regularmente

Está mais que comprovado que a prática regular de atividades físicas diminui a ocorrência de problemas graves de saúde, mesmo para as pessoas que se encontram em tratamento do câncer. Dessa forma, é importante selecionar um esporte que motive a melhorar o seu desempenho ou mesmo misturar diversas práticas para não enjoar.

Os exercícios físicos, além de colaborar para manter o peso ideal, são fundamentais para prevenir doenças cardiovasculares e aumentar a imunidade. A caminhada pode ser um bom início, e caso esteja parado há muito tempo, é importante consultar um médico para obter orientações.

2. Reduza o estresse

Gerenciar o estresse é outro fator de grande importância para a saúde. Isso porque, situações que geram estresse constante interferem nas respostas imunológicas deixando o organismo propenso a diversas doenças fisiológicas e psicológicas. Dessa forma, é importante buscar meios para aprender a lidar com situações estressantes.

3. Evite o tabagismo e o excesso de bebida alcoólica

O consumo do álcool acima do percentual considerado moderado pode aumentar a pressão arterial e o risco de desenvolver câncer, como o de fígado. Já para o cigarro, não existe quantidade segura. O hábito de fumar está relacionado diretamente a doenças graves como o câncer de rim, bexiga, pulmão, cabeça e pescoço, além da disfunção erétil e das ocorrências cardiovasculares.

4. Tenha boas noites de sono

Dormir bem ajuda na produção de anticorpos e fortalece o sistema imunológico. É durante o sono que o organismo exerce as suas principais funções restauradoras do corpo, repondo as energias e regulando o metabolismo. Esses fatores são fundamentais para manter corpo e mente saudáveis.

De acordo com especialistas, um adulto necessita dormir, em média, 8 horas por dia, sem interrupções. Nesse sentido, tanto a duração quanto a qualidade do sono podem ser prejudicadas por hábitos inadequados. Por isso, é preciso evitar distrações com televisão e celular antes de ir para a cama.

5. Adote uma alimentação saudável

A prevenção de doenças depende diretamente de uma alimentação equilibrada. Isso significa adotar hábitos saudáveis, evitando produtos industrializados e optando por um consumo diário de frutas, legumes e verduras, além de grãos integrais e fontes magras de proteína, como peixe e frango.

Assim, manter uma alimentação saudável, incluindo a ingestão de bastante água proporciona o controle do peso ideal, reduzindo o risco de doenças crônicas. Além disso, se expor ao sol, de 10 a 15 minutos por dia é importante para fixar e ativar a vitamina D, que é responsável pela absorção do cálcio no organismo.

6. Cuide do coração

O mau colesterol (LDL) elevado e as gorduras (lipídeos) no sangue, assim como a pressão alta e o diabetes são alguns dos principais fatores de risco para as doenças do coração. Por isso, além manter hábitos saudáveis, é fundamental consultar o cardiologista anualmente para avaliação física e exames complementares.

7. Realize exames periodicamente

Os exames preventivos reduzem o índice de mortalidade e aumentam a qualidade de vida das pessoas. Assim, a partir dos 40 anos, é imprescindível visitar o médico para avaliação geral da saúde e realização de exames de detecção precoce do câncer.

Eles também são fundamentais para detectar problemas da próstata, como a análise do PSA (antígeno específico da próstata) e o toque físico, que é rápido e indolor. O espaço entre as próximas consultas é indicado pelo especialista, de acordo com fatores individuais, como o histórico familiar e etnia.

Como vimos, a campanha “Novembro Azul” tem como principal objetivo alertar as pessoas sobre a importância dos cuidados com a saúde do homem, para evitar doenças, como o câncer de próstata e outras que podem se agravar e se tornarem letais. Acreditamos que a adoção das dicas que fornecemos neste artigo podem contribuir de forma efetiva para a prevenção desses males, promovendo a melhoria da qualidade de vida.

Dr Rayane Pimentel

Dr Rayane Pimentel

Nutricionista
Nutri Advisor - Central Nutrition
@rayannepimentel.nutricionista

Você também pode gostar