Entenda para que serve o silício orgânico!

Entenda para que serve o silício orgânico central nutrition

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram

Se você se interessa por saúde e beleza, especialmente no que diz respeito aos cuidados com a pele, é possível que já tenha ouvido falar nessa fórmula da juventude, o silício orgânico. Esse poderoso oligeoelemento estimula a produção de colágeno, substância tem poder rejuvenescedor natural, atuando com ótimo potencial na regeneração de tecidos.

O silício orgânico garante uma melhora na síntese de colágeno, oferecendo mais elasticidade para a pele. Quer saber mais sobre essa fonte da juventude? Hoje, vamos falar sobre esse poderoso rejuvenescedor e os seus principais benefícios. Boa leitura!

O que é silício orgânico?

Trata-se de um mineral essencial ao bom funcionamento do organismo e está presente nos ossos, músculos, fígado, pâncreas, rins e coração. Ele está associado à síntese de colágeno, elastina e ácido hialurônico e, também é fundamental para o crescimento, a formação de cartilagens, das articulações e da pele.

O silício orgânico é tido como um agente natural antienvelhecimento das paredes das artérias, pele e cabelos, já que age sobre os radicais livres, com grande poder hidratante e antioxidante. A substância também está presente nos alimentos, como frutas, legumes e cereais.

No entanto, com o passar dos anos, o organismo perde a capacidade de absorver o silício obtido dos alimentos, chegando a reduzir em até 80% a quantidade do mineral no organismo. Isso pode levar ao enfraquecimento da matriz extracelular da pele, dos fios de cabelo e das unhas.

Para que serve o silício orgânico?

O silício orgânico tem o objetivo de ajudar na produção das fibras de elastina e na construção da síntese de colágeno necessária para o nosso corpo. Por isso, ele atua diretamente na renovação celular, no bom funcionamento dos ossos e articulações e no sistema imunológico. A partir dos 20 anos, a concentração do silício orgânico no organismo começa a reduzir, levando também a diminuição da síntese de colágeno.

Nesse momento, a reposição passa a ser indispensável. Ele pode ser consumido através de alimentos, com legumes e cereais, mas a concentração dessa substância na comida é relativamente baixa. Por isso, é preciso recorrer ao suplemento silício orgânico biodisponível, em cápsulas, uma versão do produto estabilizada em colágeno hidrolisado, sendo absorvido de forma mais eficiente pelo organismo.

Quais são as principais indicações?

Diante da atuação dessa substância para o organismo, a suplementação com silício orgânico vem sendo indicada principalmente no tratamento e no cuidado da pele, das unhas e dos cabelos. Confira as principais indicações:

  • pele: combate os sinais de envelhecimento, como rugas e linhas de expressão, sendo utilizado para prevenir o desgaste precoce. O silício promove a elasticidade da pele, melhorando a sua saúde como um todo;
  • unhas: favorece o crescimento e o fortalecimento das unhas, por meio da mineralização;
  • cabelos: melhora a qualidade dos fios, acelera o crescimento e diminui a perda de proteínas capilares, podendo auxiliar no tratamento da queda de cabelo, a depender da causa do problema;

Quais são os principais benefícios do silício orgânico?

Um dos principais benefícios do silício orgânico é manter uma pele mais jovem, além de conservar a força dos fios de cabelo e das unhas. Como desintoxicante natural, ele ajuda até a eliminar a nicotina que existe no organismo do fumante. Já para as articulações, o silício orgânico auxilia prevenindo doenças, como tendinite, artrite e artrose. Veja os principais benefícios dessa substância:

  • previne o envelhecimento precoce;
  • fortalece os fios do cabelo;
  • melhora a saúde da pele, oferecendo elasticidade;
  • auxilia no crescimento e fortalecimento das unhas;
  • previne doenças causadas devido à descalcificação óssea, como a osteoporose;
  • fortalece o sistema imunológico;
  • ajuda no tratamento contra acne;
  • reequilibra as funções vitais;
  • age na desintoxicação do organismo;
  • combate os radicais livres;
  • fortalece e melhora a estrutura das articulações.

Quais os tipos de colágeno?

O colágeno é a proteína responsável pelo funcionamento sadio do organismo e essencial para a saúde da pele e de outros tecidos. A falta de colágeno no corpo pode causar problema no crescimento das crianças, rigidez muscular, doenças de pele e inflamação nas articulações. Existem alguns tipos de colágenos, entre eles estão:

Tipo I

Conhecido também como colágeno hidrolisado, o colágeno tipo I é o mais encontrado no organismo e está nos ossos, ligamentos, tendões, cartilagens e pele. Ele é responsável por construir as fibras que estruturam os órgãos. Precisa ser reposto através da ingestão de proteínas ou suplementação. Entre os principais benefícios estão: auxilia na perda de peso, previne as rugas, as estrias e as doenças de pele e atua na elasticidade da derme.

Tipo II

Esse é derivado da cartilagem do frango e é capaz de controlar a sensibilidade do sistema imunológico, prevenindo contra processos que podem atacar as cartilagens. A ingestão desse tipo de colágeno ajuda no bloqueio de inflamações e diminui a dor das pessoas que sofrem com lesões articulares.

Tipo III

Esse tipo de colágeno não é muito potente como os outros, mas é importante para a saúde do intestino, das artérias e ajuda a manter a beleza da pele. Geralmente, é usado par tratar lesões e cicatrizes.

Onde comprar e como usar?

Como mencionamos, o silício pode ser encontrado nos alimentos, como maçã, banana, manga, laranja, repolho cru, frutas secas, peixes e cereais. No entanto, devido à perda da capacidade de absorção, é possível adquiri-lo na forma de suplemento alimentar.

Disponível em cápsulas, é encontrado em lojas de produtos naturais e farmácias. O silício orgânico também pode ser comprado online, em lojas especializadas como a Central Nutrition, empresa que fornece suplementos de qualidade, como o Biocolin Hair, produzidos com material importado sem adição de adoçantes ou conservantes.

Para quem o silício orgânico não é indicado?

Como o silício orgânico é uma substância natural que está presente no organismo, não há efeitos colaterais que possam prejudicar a saúde. Mas, mesmo assim, é preciso buscar orientação médica caso a opção seja pelo consumo do silício orgânico em cápsulas. Seu consumo não é recomendado antes dos 20 anos, pois até essa faixa etária a substância presente o corpo ainda é suficiente.

Portanto, o silício orgânico é uma poderosa ferramenta no cuidado com a pele, unhas e cabelos, atuando como um poderoso rejuvenescedor natural. Além disso, traz benefícios para o equilíbrio do organismo, principalmente para os ossos e para a saúde geral.

Agora que você já conhece o silício orgânico, descubra para que serve o colágeno e quais seus benefícios!

Dr Rayane Pimentel

Dr Rayane Pimentel

Nutricionista
Nutri Advisor - Central Nutrition
@rayannepimentel.nutricionista

Você também pode gostar