Suplementos esportivos: afinal, por que eles são tão importantes?

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram

Para melhores resultados, uma rotina de exercícios físicos deve vir acompanhada de uma alimentação balanceada. Determinados alimentos conseguem suprir as demandas nutricionais e energéticas antes, durante e depois dos treinos. Para otimizar esse processo, os suplementos esportivos são muito indicados pelos profissionais de saúde.

A nutrição esportiva oferece diversos benefícios para aquelas pessoas que desejam emagrecer, ganhar massa muscular ou alcançar um bom condicionamento físico. Porém, muitas vezes, apenas com a alimentação é difícil ter um resultado satisfatório e, então, a suplementação passa a ser uma alternativa.

Neste post, você vai conhecer as funções dos principais suplementos esportivos e descobrir para quem eles são indicados. Acompanhe!

Quais os principais suplementos esportivos?

Os suplementos esportivos são produzidos com diversas vitaminas e minerais e podem ser usados para os mais variados objetivos. Na hora de escolher a melhor suplementação, é fundamental consultar um nutricionista, que adequará a sua dieta e seus objetivos aos suplementos esportivos mais indicados.

Creatina

A creatina é um dos suplementos mais comuns e trabalha em várias funções do organismo. Ela oferece maior nutrição para a musculatura, aumenta a força e diminui a fadiga. O consumo depende do objetivo do atleta e da periodicidade dos exercícios. Normalmente, a creatina é consumida com carboidratos e após os treinos. Mas atenção, o uso indevido desse suplemento pode causar retenção de líquido, câimbras e favorecer o aumento de peso.

Maltodextrina

A maltodextrina é um suplemento esportivo de alto índice calórico e deve ser usado para suprir o estoque de glicose e auxiliar na recuperação muscular. Ela fornece energia para o músculo e ajuda a melhorar a performance de quem pratica atividade física de média e alta intensidade. Além disso, aumenta do fluxo sanguíneo e nutri a musculatura.

Albumina

A albumina é uma proteína que está presente na clara do ovo e auxilia no crescimento e na manutenção do tecido do corpo, aumentando o ganho de massa muscular. Pode ser encontrada em pó e em tabletes, que são absorvidos lentamente pelo organismo. Esse suplemento esportivo é ideal para recuperar a musculatura, reduzir o catabolismo e hipertrofia muscular.

AMINNU

O AMINNU é um suplemento esportivo composto por oito aminoácidos essenciais para o organismo, que otimizam a síntese proteica e ajudam na recuperação do músculo. Esse produto é indicado para pessoas que praticam exercícios aeróbicos intensos. O consumo pode ser feito em média 15 minutos antes do treino e logo após as atividades. Os aminoácidos têm função importante no metabolismo das proteínas e auxilia na reconstrução muscular.

Arginina

A arginina é um aminoácido responsável pela produção de óxido nítrico que ajuda a reduzir a fadiga, melhorando o desempenho nas atividades físicas. É recomendado para quem pretende aumentar a força e o volume muscular, como os praticantes de musculação.

Além disso, a arginina auxilia na vasodilatação, acelera a recuperação depois dos treinos e aumenta a performance do atleta. Esse suplemento pode ser encontrado em cápsulas ou em tabletes e deve ser consumido antes das práticas esportivas.

Dextrose

A dextrose é um carboidrato de absorção lenta e tem alto índice glicêmico, proporcionando mais energia para o organismo. Também atua no transporte de nutrientes, como creatina, glutamina e proteínas, para dentro das células e auxilia no ganho de massa muscular. Deve ser dissolvido em água e consumido após as atividades físicas.

Glutamina

A glutamina atua na construção dos tecidos, no sistema imunológico e na síntese de glicose no sangue. O consumo desse suplemento esportivo auxilia na recuperação após a prática dos exercícios físicos, reduz a fadiga muscular e aumenta a resistência do organismo. A glutamina pode ser ingerida antes e depois dos treinos.

D-Ribose

A D-Ribose é um carboidrato simples indicado para atletas que praticam exercícios de alta intensidade, como musculação e corridas de longas distâncias. Esse suplemento esportivo diminui as dores causadas pós-treino, reduz a fadiga e otimiza o rendimento e a recuperação dos atletas. Além disso, a D-Ribose melhora a capacidade respiratória em exercícios considerados moderados, como ciclismo e corridas médias.

Ômega 3

O ômega 3 é um dos principais nutrientes do organismo e pode ser encontrado nos peixes, como atum, salmão e sardinha, e nas sementes, como linhaça, castanha e chia. Esse suplemento protege as células, atua como anti-inflamatório, melhora os níveis de colesterol, além de fortalecer o sistema imunológico e ajudar no desenvolvimento muscular.

Colágeno

O colágeno é uma proteína que oferece sustentação para a pele, unhas, cabelos, ossos e cartilagens. Ele auxilia na cicatrização, fortalece as células, combate os efeitos de envelhecimento precoce, hidrata o corpo e melhora a saúde dos músculos, articulações e tendões.

ENERGY ATP

O ENERGY ATP aumenta a energia, melhora a performance esportiva, auxilia na recuperação dos músculos, além de promover a queima de gordura e o controle do peso corporal. Esse suplemento esportivo também previne o envelhecimento precoce, favorece o ganho de massa magra, oferece saciedade e melhora a cognição.

Termogênicos

Os suplementos termogênicos aceleram o metabolismo e aumentam a temperatura do corpo, favorecendo a queima de gorduras. O recomendado é ingerir uma cápsula cerca de uma hora antes das atividades físicas. Os termogênicos estimulam o usuário a fazer mais exercícios, promovendo maior gasto calórico. Alguns alimentos também têm função termogênica, como o brócolis, gengibre, hibisco, nozes, pimenta e couve.

Cafeína

O suplemento esportivo a base de cafeína atua diretamente no sistema nervoso central e combate a fadiga. Ele é indicado para pessoas que querem emagrecer ou para melhorar a concentração. A cafeína acelera o metabolismo e aumenta a velocidade da queima de gorduras. Tem efeito diurético e, normalmente, é consumida antes dos treinos por atletas que praticam exercícios de alta intensidade.

Para quem são indicados os suplementos esportivos?

Os suplementos esportivos são ativos elaborados para suprir nutrientes no organismo e otimizar o rendimento nas atividades físicas. Em geral, a dieta suplementar pode ser feita por qualquer pessoa desde que prescrita por um profissional de saúde. As principais indicações são para:

  • atletas ou praticantes de exercícios físicos intensos e contínuos
  • mulheres que pretendem engravidar e precisam de garantir os nutrientes necessários no organismo;
  • no período da gestação quando é preciso fortalecer o mineral ferro;
  • idosos que necessitam de cálcio ou vitamina D para diminuir os riscos de fraturas.

Portanto, os suplementos esportivos são fundamentais para potencializar o desenvolvimento dos atletas, ajudar na recuperação dos músculos e de microlesões que podem ser causadas nos treinos. Além disso, eles melhoram o humor e o sono, combatem os radicais livres e aumentam a imunidade. A Central Nutrition tem os melhores suplementos nutricionais para a sua dieta.

Quer saber mais? Entre em contato conosco e conheça os suplementos esportivos mais indicados pelos nutricionistas!

Dr Rayane Pimentel

Dr Rayane Pimentel

Nutricionista
Nutri Advisor - Central Nutrition
@rayannepimentel.nutricionista

Você também pode gostar