Conheça 8 principais suplementos para veganos

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram

Os suplementos para veganos contém vitaminas, minerais e aminoácidos essenciais à saúde, sendo elaborados com substâncias vegetais. Para os atletas que seguem esse tipo de dieta, há várias opções de suplementação que podem ser inseridas na alimentação, enriquecendo o cardápio diário.

Neste artigo, vamos comentar sobre a necessidade das pessoas veganas complementarem a alimentação e os principais suplementos que podem ajudar nesse sentido, para atender às necessidades nutricionais. Continue a leitura para saber mais!

A necessidade de suplementação em dietas veganas

A dieta vegana apresenta várias restrições alimentares, já que não admite a ingestão de produtos de origem animal. Dessa forma, a suplementação alimentar é fundamental para suprir as carências nutricionais, especialmente para os atletas veganos e vegetarianos que precisam garantir todos os nutrientes necessários para a construção e recuperação muscular.

Veja, a seguir, 8 principais suplementos veganos!

1. Proteína vegetal vegana

Há vários tipos de proteínas vegetais veganas, como a de ervilha, cânhamo, soja ou até mesmo uma mistura de fontes proteicas de origem vegetal. No entanto, é importante observar que cada dose de 25 g de proteína deve ter entre 3 e 3,5 gramas do aminoácido L-Leucina.

2. BCAA ou leucina em pó

As proteínas vegetais apresentam menor quantidade de aminoácidos de cadeias ramificadas (BCAAs), especialmente o L-leucina. Por isso, é importante a suplementação para os atletas de resistência e de força, já que ela proporciona benefícios adicionais para a recuperação muscular, como os que o AMINNU oferece.

3. Creatina monoidratada

A dieta vegana e vegetariana não contém creatina, um composto de aminoácidos que ajuda a ganhar músculos. Suas fontes naturais são os animais, como aves, bovinos, peixes e frutos-do-mar. Dessa forma, os atletas de força, hipertrofia e explosão, como os de musculação e corrida de curta distância, necessitam de suplementação.

4. Beta alanina

A dieta vegana também apresenta restrição de beta-alanina, um tipo de aminoácido que previne a fadiga. Ele é produzido naturalmente pelo fígado e participa da formação da carnosina que, segundo diminui a acidez dos músculos. Por isso, a necessidade de suplementá-lo.

5. Multivitamínico vegano

A utilização de multivitamínicos é uma maneira prática de complementar a alimentação, já que ela reúne várias vitaminas e minerais que normalmente não se encontram em dietas veganas, como as vitaminas B12, D3, ômega 3, zinco, ferro, iodo e cálcio.

Embora seja uma opção interessante, é preciso avaliar junto ao médico especialista, a real necessidade de cada uma dessas substâncias, de acordo com as particularidades individuais de cada atleta. Isso é importante para evitar a hipervitaminose, que é o excesso de vitaminas no organismo.

6. Ômega 3

O ômega 3 é um nutriente essencial para os atletas, pois ajuda a acelerar a recuperação muscular, alivia a dor pós-treino, aumenta a resposta muscular, entre outros benefícios. No entanto, a alimentação vegana contém baixa concentração desse nutriente, especialmente em relação aos ácidos eicosapentaenoico (EPA) e docosa-hexaenoico (DHA).

A dieta fornece apenas o ácido alfa-linolênico (ALA), encontrado em algumas sementes, como linhaça, chia e algas. A carência dos outros ácidos, ocorre devido a taxa de transformação do ácido ALA em EPA e DHA ser muito baixa, sendo necessária a suplementação. O ômega 3 vegano é sintetizado em laboratório a partir de algas marinhas.

7. Vitamina B12

A vitamina B12 é muito importante para o bom funcionamento do organismo, sendo a principal carência em dietas veganas. Por isso, todas as pessoas que seguem esse tipo de alimentação precisam suplementá-la. As dosagens necessárias variam de acordo com as condições orgânicas individuais.

8. Vitamina D3

A principal função da vitamina D é facilitar a absorção do cálcio pelo organismo, sendo essencial para o fortalecimento dos ossos, ajudando ainda a prevenir algumas doenças, como a diabetes e a obesidade.

Como vimos, os suplementos para veganos são importantes para garantir o aporte de vitaminas, minerais e aminoácidos necessários ao bom desempenho dos atletas que adotam o veganismo. Mas é importante observar que esses produtos devem ser adquiridos de fornecedores idôneos, com garantia de qualidade e acompanhamento médico.

Gostou deste artigo? Saiba mais lendo outro conteúdo que publicamos em nosso blog, que explica sobre o processo de catabolismo em veganos!

Você também pode gostar