Conheça 9 tipos de vitaminas e os seus benefícios

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram

Conhecer os tipos de vitaminas é fator determinante para administrá-las de forma adequada e com segurança. As vitaminas são compostos orgânicos encontrados nos alimentos responsáveis em metabolizar os minerais, carboidratos, proteínas e os lipídios.

Elas são imprescindíveis para o bom funcionamento do organismo, como o crescimento e restauração dos tecidos, o funcionamento dos órgãos, para a regulação metabólica das células etc.

As vitaminas fazem parte de um conjunto de nutrientes orgânicos que proporcionam o bem-estar do corpo e da mente, e servem como suporte para que o corpo se mantenha funcionando com normalidade por meio de uma alimentação equilibrada.

Quer conhecer os principais tipos de vitaminas para a sua saúde? É o que vamos mostrar neste post. Continue lendo!

Entenda o que são vitaminas hidrossolúveis

O termo “hidro” refere-se à palavra água. Isso significa que as vitaminas hidrossolúveis são aquelas que necessitam de água para serem absorvidas pelo organismo. O intestino é o órgão responsável pela absorção, em seguida, elas são transportadas pelo sistema circulatório até chegarem aos tecidos, onde são utilizadas.

Elas costumam não permanecer muito tempo no organismo, pois são facilmente eliminadas pela urina. Devido a essa dinâmica, as vitaminas hidrossolúveis devem ser ingeridas com maior regularidade para que o corpo se mantenha saudável.

1. Vitamina B1

A vitamina B1 é conhecida também como Tiamina. Ela cumpre um papel importante no bom funcionamento do sistema circulatório, sistema nervoso central, músculos e coração. Tem o poder de potencializar as funções cerebrais, confronta a depressão e a fadiga, auxilia as células no metabolismo da glicose e faz a prevenção do envelhecimento.

Essa vitamina pode ser encontrada em feijão, nozes, atum, carne bovina, aves, berinjela, flocos de aveia, linhaça, semente de girassol, levedura de cerveja e outros alimentos.

2. Vitamina B2

É chamada também de Riboflavina. A vitamina B2 é imprescindível para desenvolver o crescimento, estimula o sistema respiratório, elimina os radicais livres do organismo.

Auxilia na reparação e manutenção da pele, atua de forma preventiva contra catarata, incentiva a produção do hormônio adrenalina. Ela é responsável pela formação das hemácias (glóbulos vermelhos), que têm a função de transportar o oxigênio para o corpo.

Pode ser encontrada na couve, brócolis, espinafre, ovos, carne, leite, frutos do mar etc.

3. Vitamina B7

Auxilia no controle da diabetes tipo 2. Ela é responsável em ativar o metabolismo, age no fortalecimento e hidratação dos cabelos, unha e pele. Ela também é conhecida como Biotina.

É encontrada em cereais integrais, gema de ovo, miúdo de animais (rim e fígado), nozes e outros.

4. Vitamina B12

Conhecida, também, como cobalamina. Ela estimula a produção de sangue e realiza o equilíbrio da saúde do sistema nervoso. Atua, também, na prevenção da anemia megaloblástica.

Os alimentos naturais que têm essa vitamina são, especialmente, os alimentos de origem animal, como ovos, queijo, leite etc., mas também pode ser encontrada na levedura de cerveja e algas marinhas.

5. Vitamina C

A vitamina C é conhecida como ácido ascórbico e tem uma grande função de atuar no sistema imunológico prevenindo uma diversidade de doenças quando ingerida na dosagem adequada diariamente. Também é um grande antioxidante que combate os radicais livres. Ela é essencial para produzir e manter o colágeno no organismo.

É facilmente encontrada em frutas cítricas, como limão, acerola, maracujá e em diversos vegetais, entre eles agrião, couve, alface e tantos outros.

Conheça o que são vitaminas lipossolúveis

O termo “lipo” faz referência à palavra gordura. As vitaminas lipossolúveis são tipos de vitaminas que o organismo só consegue absorver se houver a presença de gordura para que aconteça a solubilidade.

O organismo não consegue eliminar essa tipagem de vitamina com facilidade, por esse motivo elas costumam se acumular no corpo e causar intoxicação, caso sejam ingeridas em excesso.

6. Vitamina A

Uma substância indispensável na atuação do crescimento ósseo, estimula o desenvolvimento dos tecidos epiteliais, eleva o sistema imunológico, elimina os radicais livres, previne o envelhecimento e outros benefícios.

Normalmente, a vitamina A é encontrada em alimentos de cores alaranjadas e amarelas, como laranja, maracujá, caqui etc., e em alimentos de folhas verdes escuras, por exemplo, brócolis, rúcula, agrião, espinafre, assim como, em gema de ovo, leite, fígado e outros.

7. Vitamina D

A Vitamina D é chamada de Calciferol. Essa vitamina tem a sua produção realizada na pele e é provocada por meio do contato dos raios ultravioletas que o sol transmite. O contato contínuo do sol com a pele pode levar à produção de taxas de cálcio.

O Calciferol é responsável pelo fortalecimento dos ossos de crianças e adultos. Idosos que têm o nível adequado de cálcio tem menos possibilidade de sofrer com osteoporose.

Além dos raios solares, existem outras fontes de vitamina D, como margarina e peixes que contêm gorduras, especialmente sardinhas, atum, cavala e outros.

8. Vitamina E

Essa substância também é conhecida como Tocoferol. É um poderoso antioxidante e tem a função de prevenir o envelhecimento precoce, fortalece o sistema imunológico, e com isso, defende o organismo de inúmeras doenças.

Os alimentos que contêm essa vitamina são: gérmen de trigo, óleo de soja, arroz, milho, nozes, vegetais folhosos e diversos legumes.

9. Vitamina K

Devido a sua grande função no organismo, o corpo não pode ter carência dessa vitamina, pois a sua falta pode provocar graves danos à saúde. A sua deficiência pode levar a má coagulação do sangue, tendência às hemorragias e dificulta cicatrizações.

Ela está contida nos alimentos de folhas verdes, ovos, óleo de soja, fígado, leite, batata etc.

Veja como ocorre a suplementação

Sabe-se que ter uma alimentação rica em legumes, frutas, grãos e outros tipos de alimentos é essencial para viver uma vida saudável. No entanto, a vida corrida do cotidiano nem sempre favorece essa prática, não é mesmo?

Ao perceber essa deficiência, é o momento de buscar um profissional competente para investigar pelas vias mais adequadas para essa avaliação. Diante dos resultados adquiridos, o médico vai especificar a dosagem correta de suplementação para manter a sua saúde da melhor forma.

Vale ressaltar que a administração de suplementos só deve ser administrada por um médico especialista nesse assunto, pois o consumo em altas dosagens de vitaminas pode ser tão prejudicial à saúde quanto às suas carências.

Como foi exposto no decorrer do artigo, conhecer os tipos de vitaminas e os benefícios que elas proporcionam ao organismo é fundamental para manter a saúde física e mental. No entanto, é importante consultar um médico para que ele avalie a necessidade de suplementação. Vale lembrar que você pode adquirir esses produtos de forma confiável na Central Nutrition. Ela oferece uma diversidade de suplementos para você cuidar da sua saúde.

Percebeu como é fundamental conhecer as vitaminas e os benefícios que elas podem viabilizar para o seu organismo? Então, agora faça contato conosco, temos muitas informações e os melhores produtos para você.

Você também pode gostar