Quais alimentos ajudam a diminuir a vontade de comer doce?

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram

A vontade de comer doce em alguns momentos do dia, como depois do almoço, no fim da tarde ou durante a TPM, é normal e pode ser considerada até saudável. Mas, em algumas pessoas, esse impulso pelo doce se mostra mais constante e, muitas vezes, incontrolável. O consumo excessivo de açúcar pode comprometer a dieta e a saúde do indivíduo.

A ingestão exagerada de doces e guloseimas favorece o desenvolvimento de doenças, como a obesidade e o diabetes. Uma alimentação balanceada é fundamental para uma vida longa e com mais qualidade. Mas você sabia que existem alguns alimentos que ajudam a driblar a vontade excessiva comer doce e promovendo a mesma sensação de prazer? Descubra quais são eles agora!

Alimentos que diminuem a vontade de comer doce

Manter o nível ideal de açúcar no sangue é essencial para ter uma boa saúde, com peso controlado, e reduzir as chances do desenvolvimento de, entre outros problemas, colesterol alto, diabetes tipo 2 e doenças cardíacas. A boa notícia é que alguns alimentos são capazes de ajudar aquelas pessoas que desejam comer doce a todo momento. Geralmente, são produtos acessíveis, saudáveis e fáceis de serem preparados, como as nozes e os grãos.

Castanhas

As castanhas têm alto teor de fibras, gorduras boas e triptofano, e são alimentos excelentes para diminuir a vontade de comer doces. Elas são práticas de serem consumidas e podem ser misturadas com frutas secas ou ingeridas in natura. Amêndoas, nozes e amendoim também são boas opções e ajudam a manter a saúde do coração. Mas, como são calóricos, o consumo desses alimentos deve ser feito de forma controlada.

Ameixas

A ameixa seca, assim com a uva, é uma importante fonte de fibras e nutrientes. Ela é rica em vitaminas do complexo B, magnésio, fósforo, potássio, ferro e zinco. Com sabor adocicado, essa fruta é uma ótima alternativa para substituir o brigadeiro depois do almoço. Além disso, a ameixa favorece a saúde dos ossos, melhora a visão, tem efeito antioxidante, ajuda a reduzir o colesterol e a pressão arterial, além de manter os cabelos e a pele saudáveis.

Peixes

O peixe, assim como as carnes magras, são fontes de proteína que oferecem saciedade por mais tempo e auxiliam a estabilizar os níveis de glicose no sangue. O ideal é consumir esses alimentos grelhados, cozidos ou assados. Esse tipo de carne também é uma importante fonte de cromo, um mineral que potencializa a ação da insulina no organismo e diminui a vontade de comer doce.

Banana

A banana é uma importante fonte de carboidrato, rica em fibras, magnésio, potássio e triptofano, aminoácido necessário para a produção de serotonina — neurotransmissor relacionado com a sensação de bem-estar, que ajuda no controle do estresse e na redução da ansiedade. A fruta, com seu sabor doce, pode ser uma boa substituta de alimentos com alto índice de sacarose.

Grão-de-bico

O grão-de-bico contém nutrientes, como triptofano, vitaminas do complexo B e magnésio, que promovam sensação de relaxamento, reduzindo a ansiedade e o estresse. Sentimentos que são muito comuns em pessoas que comem doces de forma exagerada. Ele pode ser consumido na salada com tomate ou refogado com frango. Lentilha, ervilha e feijão também ajudam a manter os níveis adequados de açúcar no sangue.

Aveia

A aveia é um alimento fonte de um nutriente importante, o ômega 3, ótimo para controlar a vontade de comer doce. Com alto teor de fibras, esse cereal é absorvido lentamente pelo organismo, liberando a glicose de forma mais lenta e aumentando a sensação de saciedade. Além disso, a aveia é um importante aliado para manter a saúde e o bom funcionamento intestinal. Arroz, linhaça, chia e quinoa também são boas alternativas.

Abacate

O abacate é uma ótima fruta para promover sensação de bem-estar. Ele é rico em vitamina B3, que ajuda a manter os hormônios em equilíbrio e regula as substâncias químicas no cérebro, promovendo a sensação de relaxamento. Como o abacate tem muita gordura, a recomendação é consumir sem excessos.

Leites e derivados

Esses alimentos favorecem a produção de serotonina e ajudam a controlar o humor e a vontade de ingerir doce. Além disso, são ótimas fontes de cromo, substância que diminuem a compulsão por alimentos açucarados. Os leites e derivados podem ser consumidos sozinhos ou em preparações, como vitaminas ou smoothies de frutas.

Dicas para controlar a vontade de comer doces

O consumo exagerado de doces pode comprometer a saúde e o bem-estar do indivíduo. O desejo por algum alimento doce pode ser um sinal de que os níveis de açúcar no organismo estão desequilibrados. Ao longo do dia, quando surgir aquela vontade incontrolável de comer doce, algumas dicas simples podem ajudar a conter esse impulso.

Se alimente com frequência

Comer menores quantidades e mais regularmente durante o dia, ajuda a estabilizar os níveis de glicose no sangue, diminuindo o desejo de comer doce. A primeira refeição é a mais importante, por isso, o café da manhã deve ser priorizado e feito de maneira adequada. Deixar de realizar o desjejum pode provocar a queda nos níveis de açúcar no sangue e deixar a pessoa sem energia.

Tenha sempre em mãos chicletes sem açúcar

Os chicletes ajudam a liberar serotonina, substância relacionada ao prazer e bem-estar, reduzindo a vontade descontrolada de ingerir alimentos cheios de açúcar. Além disso, mascar essas gomas é uma forma de aliviar o estresse e relaxar.

Pratique exercícios físicos

Ter uma rotina de atividades físicas é fundamental para manter a qualidade de vida, melhorar a saúde e evitar o desenvolvimento de doenças, como a ansiedade e a obesidade. Durante a prática de exercícios físicos, hormônios responsáveis pela sensação de prazer são liberados, fazendo com que diminua a vontade de ingerir doces e aumente a sensação de vigor.

Consuma alimentos ricos em proteínas e fibras

Esses alimentos ajudam a equilibrar os níveis de açúcar no sangue, reduzindo a velocidade de absorção de glicose dos alimentos. Ovos, legumes, sementes, grãos, massas e cereais integrais, pães granulados e frutas, ajudam a conter à vontade por alimentos ricos em açúcar ruim e oferecem saciedade.

Portanto, a vontade de comer doce é saudável, mas precisa ser controlada para não virar um problema de saúde. Açúcar demais no sangue, especialmente o branco, pode causar doenças, como diabetes, gastrite, prisão de ventre e câncer. Mantenha uma dieta balanceada, pratique exercícios físicos e procure aliviar o estresse, assim, é possível melhorar a qualidade de vida e evitar a compulsão por doces.

Gostou do post? Assine a newsletter da Central Nutrition e receba conteúdos exclusivos!

Você também pode gostar